No dia 07 de Dezembro de 2021 celebrou-se a última atividade do Projeto Donna Floresta: Um dia de plantio de árvores nativas na mata ciliar da propriedade rural Água da Fonte seguido de picnic escolar. A atividade contou com a participação de 86 (oitenta e seis) crianças de duas escolas do Ensino Público: 41 (quarenta e um) estudantes do 4º ano da Escola Municipal Flávio Gusmão e 45 (quarenta e cinco) estudantes do 6º ano da Escola Estadual Eurides Cavalcanti Tenório, ambas da cidade de Cruzeiro do Sul – PR. Foram plantadas seis espécies de árvores nativas especialmente selecionadas por sua capacidade de retenção de água. A mata ciliar da propriedade rural onde ocorreu a atividade circunda um córrego de água que desemboca na RPPN/floresta nativa de 212 acres.
A Água da Fonte é uma das propriedades rurais participantes do projeto Donna Floresta (2021-2041). Seu proprietário objetiva a recuperação da erosão ao redor da represa que se rompeu em 2018. Para tal foi encomendado o “projeto de recuperação de área degradada” ao Prof. Dr. Ricardo Massulo Albertin, Pós Graduando da Universidade Estadual de Maringá. O projeto conta com a participação de profissionais da área da Engenharia Florestal e Agronomia e está em fase de análise. Se aprovado será implementado a partir de Março de 2022 no local a ser recuperado. Ao redor da área erosionada o projeto Donna Floresta já planta as árvores nativas selecionadas para retenção da água da chuva. Tais árvores auxiliam no aumento da vazão do córrego (proveniente de uma fonte natural). Recuperar a natureza é dar valor à vida.
O Projeto Donna Floresta está reflorestando a mata ciliar de 9 (nove) propriedades rurais ao redor da RPPN. Até o momento foram beneficiadas duas propriedades rurais: a propriedade rural Duas Fontes e a Água da Fonte. Entretanto, outras sete propriedades rurais estão em fila de espera para realizar o plantio.
O Instituto Tecnologia Cultural agradece, mais uma vez, a secretaria de Educação em nome da Simone Canônico Rovida pela ajuda na organização, e ao Prefeito da Cidade de Cruzeiro do Sul, César Surgigan pela confiança. E agradece, especialmente, todas as crianças que participaram do projeto plantando árvores e debatendo temas de educação ambiental. Porque, com sua atitude, essas crianças já realizam a mudança que desejam ver acontecer no mundo. Por fim nosso muito obrigado aos professores Silvelaine Lopes e Noeli Crisitina Perobelli França que ajudaram na organização da atividade, por trazer e dividir a merenda escolar em um gostoso picnic e que, com um coração voluntário, ajudaram a entrevistar as crianças (os videos serão apresentados futuramente).
Donna Floresta tem inscrições abertas à participação de voluntários, no Menu, link Como Participar. Você está convidado a unir-se a nós nesta iniciativa.
Obrigada a todos os participantes deste dia de plantio: Nossos sinceros desejos de um Feliz 2022! Muito mais verde e mais consciente!
Forte abraço a todos.