Nossa Organização

Instituto Tecnologia Cultural e do Meio Ambiente

O ITCM é uma organização sem fins lucrativos que elabora e executa projetos culturais, socioeducativos e ambientais há 13 anos. Atualmente o instituto desenvolve e implementa o projeto Donna Floresta (2021-2041) ambientado na extensão de uma RPPN/Reserva Particular do Patrimônio Natural e seus principais programas são educação ambiental infantil e estágio universitário. 

Desde sua fundação, em 06 de Junho de 2009, o instituto já realizou consultoria para melhorar processos e multiplicar conhecimentos entre instituições não governamentais, para captação de recursos a instituições como O Pequeno Cotolengo de Curitiba e APAE/Florianópolis além da construção da política de responsabilidade social de corporações como a Bosch do Brasil (2011) e o First Group S.A.(2013).

Entre os anos de 2012-2014 investiu mais de R$2 milhões instituições sociais e projetos socioeducacionais em municípios dos três Estados do Sul do Brasil.

Em 2021 o Instituto Tecnologia Cultural e do Meio Ambiente se repaginou para desenvolver o projeto Donna Floresta que está sendo viabilizado por meio de parcerias para pesquisa científica e com secretarias de educação de municípios do Noroeste do Paraná.

A utilização de tecnologia na multiplicação de conhecimentos faz do projeto um experimento de tecnologia social, e um piloto para plantio de mata ciliar e reflorestamento de áreas degradadas.

No ITCM entendemos que seres humanos e meio ambiente somos parte do mesmo sistema orgânico.

No instituto semeamos amor e respeito pelo homem e pelo planeta. Porém sabemos que a interação entre homem e ambiente ultrapassou a questão da simples sobrevivência. “No decorrer deste século, para se atender as necessidades humanas foi-se desenhando uma equação desbalanceada: retirar, consumir e descartar” (Ecoteca Digital). 

O ecossistema tem dificuldade em estabelecer o seu limite de crescimento e os seres humanos temos dificuldades em relacionar-nos com outras espécies e com o planeta.

O esgotamento dos recursos naturais não renováveis e o aquecimento global nos leva a prospectar o que acontecerá no futuro aos nossos filhos.
A equação utilizada no ITCM para elaborar o projeto Donna Floresta é simples: os seres humanos respiramos oxigênio e as árvores liberam o que respiramos. Além das árvores serem o principal instrumento, e o mais eficiente, de esfriamento do planeta; se respiramos o que as árvores liberam cuidar da natureza é também cuidar da vida humana. 

O programa de educação socioambiental infantil sensibiliza a criança para o cultivo de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies. E o programa de estágio universitário inclui o jovem no campo da transformação socioambiental. Ainda, a oportunidade de voluntariado convida o idoso à convivência inter-geracional.

O projeto Donna Floresta (2021-2041) é um experimento de tecnologia social desenvolvido e implementado pelo ITCM para ser replicado em outras áreas degradadas e matas ciliares do país. O projeto está permanentemente aberto para inscrição de escolas, propriedades rurais, estagiários e voluntários. Proprietários rurais podem participar do projeto disponibilizando sua mata ciliar para ambientar as atividades de educação ambiental e para o plantio de espécies nativas na constituição de suas áreas de reserva legal. A meta do Instituto Tecnologia Cultural e do Meio Ambiente através do projeto Donna Floresta é facilitar conhecimento para o plantio de 200 milhões de mudas nos próximos 20 anos, até dezembro de 2041.

Membros Diretivos do Instituto Tecnologia Cultural e do Meio Ambiente/ITCM (2021-2025)
Renata Vanessa Paz Silva. PhD em Ética pela Universidade Autônoma de Barcelona. Advogada. Presidente Conselho Deliberativo.
Cintia Taís Silva Pastório. Graduada em Ciências Contábeis/UEM. Contadora. Secretária Executiva.
Juliana Renata Lopes. Tesoureira.

Projeto Donna Floresta (2021-2041)

Coordenador das atividades de Educação Ambiental e Mentor:

Fernando Wolff Mendonça. Professor de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Trabalhos em Educação, Educação Especial, na organização de atividade de ensino em linguagem. Políticas públicas, formação docente e planejamento de avaliação de aprendizagem. Teoria Histórico-Cultural, linguagem oral e escrita, organização do ensino. Maringá-PR.

Estágiários vinculados à Universidade Estadual de Maringá (internship):
Alexandre Costa Hussar, História/UEM
Emily Fernanda Vitorina dos Santos, Letras/UEM
Geovana Aprigio de Souza, Historia/UEM
Giulia Magalhães Carvalho. Ciências Biológicas, UEM.
Glauber Ferreira Brito, História/UEM
Guilherme Carmona, Geografia/UEM
Gabriel Valadares Ferraz, Geografia/UEM
Juliana Castro Moreschi, Geografia/UEM

Membros Voluntários:
Angelina Munhoz de Melo. Tecnóloga de Informação. Análise de dados. Belo Horizonte-MG.
Victor Eduardo. Estudante de Desenvolvimento de Sistemas/ETEC. Design Gráfico. São Vicente-SP.

Fale conoscoadmin@donnaforest.org