Donna Floresta

Um monumento vivo

Uma floresta preservada no Sul do Brasil é o primeiro monumento vivo de combate à violência contra as mulheres: Donna Floresta.

“Globalmente, cerca de 736 milhões de mulheres - quase uma em cada três mulheres - foram submetidas à violência pelo seu parceiro, à violência sexual por desconhecidos, ou ambas, pelo menos uma vez na vida (30% das mulheres no mundo inteiro)”.
Fonte: ONU Mulheres https://www.unwomen.org/en/what-we-do/ending-violence-against- women/facts-and-figures
Donna é uma palavra italiana para mulher (woman, frau, madam, etc). A ideia da floresta feminina dá luz ao projeto híbrido de convite à discussão sobre paridade de gênero e proteção do meio ambiente.
O projeto Donna Floresta conecta pessoas e instituições com o objetivo de plantar espécies arbóreas nativas e na luta contra a violência feminina. Cada árvore plantada na Donna Floresta patrocina instituições que ajudam mulheres a denunciar e sair de relacionamentos abusivos.
A floresta nativa é uma RPPN oficial (Reserva Particular do Patrimônio Natural) de 212 acres. Está localizada na Fazenda Água da Fonte, próximo ao município e Cruzeiro do Sul, no estado do Paraná (a 45 km da cidade de Maringá). A área total da fazenda é de 122 hectares, sendo 69 hectares destinados à agricultura e 53 hectares de mata nativa.
O discurso aberto por Donna Floresta convida mulheres de todo o mundo ao encontro online que será realizado no dia 08 de março (2022). O tema do nosso primeiro encontro será “Paridade de Gênero”.
Entretanto, o cultivo de espécies arbóreas nativas já está acontecendo com sementes da parceria com o Instituto Terra através do Portal Semear e sementes do IBF, Instituto Brasileiro de Florestas.