Desde que conhecemos o Prof. Dr. Fernando Wolff Mendonça uma luz acendeu-se na Floresta! Há dezessete anos trabalhando no desenvolvimento da Brinquedoteca, o professor Fernando é efetivo no curso de Teoria da Educação na Universidade Estadual de Maringá: Uma pessoa sensível e muito criativa!
Na apresentação sobre a Brinquedoteca e a importância da atividade de brincar, o professor pontuou: O brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil. Autores como Vygotsky, Leontiev e Elkonin se dedicaram a pesquisar tal questão. Vygotsky (2007,p.122) afirma que “[…] a criança se desenvolve essencialmente através da brincadeira”. Isso porque o brincar cria uma situação imaginária e nela a criança pode compreender ou vivenciar com mais detalhes as regras da vida social (…) O jogo e a brincadeira são as atividades dominantes da idade pré-escolar, elas preparam a criança para o próximo período: a atividade de estudo (LEONTIEV, 1991; LURIA, 1991). O Donna Floresta é um convite à brincadeira através de atividades educativas e de preservação ambiental. Não poderíamos ter encontrado um mentor mais inspirador!
É uma satisfação ao Instituto Tecnologia Cultural ter a mentoria e liderança do Prof. Dr. Fernando Wolff nas atividades de educação ambiental. Com ele também abrigamos em nosso projeto (e em nossos corações!) a Giulia Carvalho e o João Victor. A chegada desses dois estudantes de Biologia da UEM ao projeto trouxeram, com o cerne de sua juventude, a chama acesa do cooperar e transformar. Nesta equipe podemos visualizar a capacidade de ‘fazer fogo’ já refletida em olhos permeados de novas esperanças.
Sabemos que ‘a criança das séries iniciais do Ensino Fundamental se deparam com novos papéis e diferentes necessidades a cada dia’. A cooperação entre a UEM e o ITC propõe ir ao encontro de uma formação que propicie à criança a capacidade de interpretar esses novos papéis. E, ao apoiar a criança em seu desenvolvimento através do brincar, estimamos que o impacto da nossa atividade seja benéfico e saudável, tanto para a criança quanto para o seu entorno.